Perguntas Frequentes

Busque por palavras chaves

Quais as aplicações dos produtos INDATA?
Nossos equipamentos confeccionam embalagens termoformadas para os mais diversos setores: Farmacêutico; Alimentício; Metalúrgico; Produtos de Limpeza; Hospitalar; Entre outros. A embalagem confeccionada por nossas máquinas é conhecida como Blister.
Qual a utilização do Blister na indústria de Alimentos?
O blister intensificou sua presença na industria alimentícia a partir da possibilidade de apresentá-lo em forma de bandeja selada com propriedades de barreira, que permitem o isolamento hermético do produto, posteriormente evoluiu para a embalagem com atmosfera modificada, que acrescenta a função de aumentar a vida útil de alimentos resfriados mediante a aplicação de um tipo específico de gás no interior de embalagens barreira.
O que é uma embalagem Blister?
Na nossa aplicação, o Blister (do inglês: "bolha") é uma embalagem composta por duas partes, uma bolha plástica termoformada e a outra, um filme plástico ou de papel. Ambas partes são seladas uma na outra confeccionando esta embalagem largamente aplicada na indústria em geral já que é inviolável e em muitos casos hermética. O blister protege e mostra o produto como nenhum outro tipo de embalagem. Tipicamente você encontra blisters nos supermercados embalando escovas de dente, pilhas, esmaltes, e vários outros.
O que é termoformagem?
Termoformagem, em nosso caso, é um processo aplicado para dar nova forma a um plástico por meio de calor. Tal plástico pode ser de diferentes composições e espessuras, apresentado em bobinas. O processo consiste em aquecer o plástico em um molde, onde se aplica pressão para copiar o formato, seguidamente deve ser resfriado para conservar sua nova forma.
Que máquinas a INDATA produz?
Produzimos dois tipos de equipamentos, separados por linhas, temos uma linha de seladoras, e a linha de termoformadoras automáticas. As Seladoras são equipamentos menores, semi-automáticos que selam embalagens blister, normalmente utilizadas para alimentos. As termoformadoras automáticas são equipamentos mais complexos, que concentram vários processos, não apenas o de selagem. A principal característica destas máquinas é a capacidade de termoformar o plástico, por isso, são conhecidas por esse nome, atendendo diversos segmentos.
Em termos de custo/beneficio qual tipo de máquina é melhor a Seladora ou a Blistadeira?
Nosso departamento comercial avalia cada caso procurando fazer a correta leitura da sua necessidade. Em termos gerais, as máquinas Blistadeiras Automáticas apresentam melhor custo beneficio para produções de maior regularidade e maior volume. As Seladoras se mostram convenientes para pequenas produções ou produções sazonais.
Qual a diferencia entre as máquinas Seladoras e as Blistadeiras Automáticas INDATA?
As máquinas Seladoras são aquelas que apenas fecham o blister com filme. Dependendo do modelo, elas podem também cortar o filme ao redor da embalagem, porém, sempre os berços plásticos vem prontos. Nas Blistadeiras Automáticas o processo de termoformagem está incluído, criando a bandeja ou berço, as bolhas são seladas e cortadas também de forma automática. Em termos práticos, podemos dizer que o custo unitário por embalagem é menor em uma termoformadora automática do que em uma seladora. A capacidade produtiva das termoformadoras é maior. Na termoformadora automática a máquina repete continuamente um ciclo, dando maior regularidade aos resultados esperados por período. Enquanto na seladora o ciclo é iniciado sempre pelo operador.
A INDATA fabrica bandejas para utilizar nas seladoras?
Sim, as embalagens podem ser fornecidas pela INDATA ou por outro fornecedor de sua escolha. Antes da compra da seladora nosso setor Técnico analisa a sua necessidade para garantir a correta aplicação, nesta análise fala-se principalmente da bandeja que será utilizada, composição, formato e tamanho adequados. A INDATA tem capacidade de projetar e produzir moldes no formato que sua empresa precise, não hesite em nos consultar para maiores informações.
Como proceder para adquirir um equipamento INDATA?
Entre em contato com nosso setor comercial preenchendo nosso formulario de contato, ou se preferir ligue para nosso telefone exibido neste site. A INDATA produz e comercializa as máquinas na fábrica que está sempre aberta para você visitar.
Qual o prazo de garantia dos equipamentos?
Todos os equipamentos são comercializados com 12 meses de garantia.
Existe algum programa de manutenção preventiva das máquinas?
Nos modelos da linha de termoformadoras automáticas a INDATA oferece pelo seu serviço de pós-venda o programa de manutenção preventiva, funciona pela agenda de visitas trimestrais que ajudam na detecção e prevenção de problemas e a avaliação de possíveis ajustes, este contato é fundamental para manter fluente a comunicação entre as áreas técnicas das empresas e os operadores com foco na interação, na atualização e ajuda ao correto funcionamento do equipamento evitando erros comuns de operação e manutenção cometidos por falta de conhecimento específico sobre as particularidades deste tipo de equipamento, é amplamente recomendada a adesão ao programa.
Como funciona o serviço técnico da INDATA?
Nossos técnicos especializados estão sempre disponíveis para ir até sua fábrica. Antes da abertura do chamado técnico, certifique-se de ter visto a tabela de resolução de problemas do manual da sua máquina, se seguidas as orientações de manutenção especificadas o problema persistir, entre em contato com nosso setor técnico onde receberá orientações para detectar problemas simples, não encontrando a solução passamos a diagnosticar o problema e fazer a abertura do chamado técnico, após isso avaliam-se os custos (se aplicável) e agenda-se o deslocamento.